quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Teoria e prática da cor


O que são as cores? Como seria a vida sem cor? Sem animação, expressão, sentimentos, sem vida. Não consigo nem imaginar.
Mas, na prática, as cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção do que propriamente à forma.
Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser positivas ou negativas, dependendo da sua utilização.
É imprescindível conhecer a psicologia e teoria das cores, para saber como estas se complementam e interagem umas com as outras e com todos os objetos que compõem um ambiente/espaço, para assim, aplicá-las da melhor maneira nos trabalhos, projetos.
Portanto, seguem abaixo algumas das cores primárias e secundárias mais utilizadas:

Vermelho – Simboliza sangue, fogo, revolução, paixão, força, disputa, impulso, raiva, alerta, amor e proibição. Expressa sensualidade, virilidade e energia, por isso, é considerada a cor da paixão. É uma cor que requer maior grau de atenção e é a mais saliente, quente, por isso é necessário controlar a sua extensão e intensidade, pois quando é aplicada em áreas e ambientes cansa rapidamente. As pessoas que se identificam com esta cor têm uma personalidade extrovertida, temperamento vital, forte, ambiciosa e material, impulsivas e anseiam por grandes experiências.
Bastante utilizada em restaurantes, fastfood e cia., pois aumenta o apetite. 


Amarelo/Alaranjado – Sugerem vitalidade, jovialidade, afeição, alegria, descontração, excitação, ludismo, brilho e intelectualidade. Cores bastante perceptíveis e energéticas, umas das quentes, das mais expansivas. Muitas pessoas associam-nas à riqueza, ouro, fortuna. Associam-se também à luz do sol e ao estímulo da mente e da lógica.


Azul – É uma cor tradicional, que simboliza sabedoria, profundidade, harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, sossego e saúde. Cor fria, calmante, relaxante; Ótima para ser utilizada em quartos, salas de estar, varandas e etcetera.



Roxo/Violeta – Transmitem lucidez, reflexão, intuição, profundidade, experiência, velocidade, concentação, misticismo e melancolia. Representam realeza, criatividade, inspiração e em algumas situações, luxúria (dependendo da maneira como forem utilizadas no ambiente). Em ambientes, dão um toque de sofisticação e requinte.

 
Verde – Representa natureza, o verde, fertilidade, juventude, desenvolvimento, dinheiro, boa sorte, ciúmes e esperança. Simboliza a caridade, realidade, razão e a lógica. Proporciona sensação de frescor, natureza, suavidade. Boa para ser utilizada em ambientes para diminuir o estresse, pois passa calma e tranqüilidade. Porém, não é indicado pintar todas as paredes de um espaço de verde, e caso seja utilizado, que seja em tons pastéis. É interessante colocar plantas na decoração.


Marrom/Castanho – São cores realistas, confortáveis, severas, clássicas, que representam seriedade e descanso. Simbolizam solidez, segurança, calmaria, a natureza, o rústico, estabilidade, estagnação e peso. Deve-se evitar que sejam utilizadas somente/juntamente com cores escuras (preto, cinza, roxo), pois dão impressão de ambiente fechado, escuro.


Rosa – É a cor do amor, da fraternidade, gentileza, amabilidade, amizade, compaixão, fidelidade, sofisticação, sensualidade, desejo e feminilidade. Transmite estímulos e sentimentos diferentes de acordo com o tom utilizado; Se for mais escuro, sofisticação, sensualidade, paixão e até mesmo luxúria. Caso seja mais claro, feminilidade, gentileza, simpatia, docilidade, afabilidade e ternura.



Branco – Simboliza inocência, pureza, verdade, reflexão, simplicidade, redenção calma, plenitude, alegria e paz. A cor mais utilizada, que possui maior sensibilidade frente à luz. Passa uma sensação de claridade, paz, tranqüilidade, luminosidade, infinito. Essa cor desprende diferentes sensações de um ambiente, de acordo com todas as outras cores, objetos e tudo o mais que for utilizado junto.


Preto – Representa poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, mistério, nobreza, elegância e noite. Deixa o ambiente mais fechado, escuro, com pouca luminosidade. É mais utilizada em objetos de decoração do que em paredes, teto e etcetera.


Cinza – É a cor transitória entre o branco e o preto, a mistura de ambas as cores. Simboliza neutralidade, frio, dúvida, melancolia, humildade, respeito, reverência e sutileza. Dependendo de como for utilizada, dá impressão de frieza metálica, brilho, luxo, prata, elegância.





"Primeiro, as cores. Depois, os humanos. Em geral, é assim que vejo as
coisas. Ou, pelo menos, é o que tento." (Markus Zusak)


sábado, 4 de setembro de 2010

Apresentação

Bom, eu poderia começar citando as definições básicas de Design de Interiores, daquelas que você 'Google it' e surgem milhares de links diferentes consistentes ou não, simples ou complicados, específicos ou gerais e por aí vai. Introduzo, resumidamente, uma pequena definição aos interessados: O design de interiores consiste na arte e prática de projetar, planejar e arranjar espaços. Combina-se diversos elementos de um ambiente estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina, criando assim, uma harmonia. Não confundam design de interiores com decoração de interiores! O design, por sua vez, é uma técnica cenográfica, visual e arquitetônica de composição e decoração de ambientes não somente internos, mas externos também. Basicamente, isso. Mas, falarei também com um toque pessoal que, design é paixão, é criatividade, transformação, dedicação, cultura, arte, sustentabilidade, tecnologia, cores, luz e vida. Porém, sou suspeita pra falar, né? 
E por último, gostaria de citar Leonardo da Vinci: "Evite aqueles estudos em que o trabalho resultante morre com o trabalhador."
Espero que todos vocês gostem!


PS: Ainda estou terminando de configurar layout, plano de fundo, cores, links e etcetera. Portanto, peço um pouquinho de paciência.. Sou apenas uma iniciante nesse mundo dos blogs. (risos) Grata!